quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Gerês Marathon - Sangue, suor e lágrimas!!!


Por: Helder Rocha


"O começo é a parte mais difícil do trabalho."
Platão



E pensar que só me inscrevi nesta maratona porque deixei passar a fase de inscrição promocional para a maratona do Porto e achei que dar 40€ para participar numa prova era demasiado... e como queria muito fazer a minha primeira maratona sobrava esta... 2 segundos depois estava inscrito!!! E ainda bem...

O plano de treinos que segui era para uma maratona de estrada "normal", simplesmente nos treinos longos tentava fazer algumas subidas. Sentia-me minimamente preparado para enfrentar este desafio.

E eis que chega finalmente o fim de semana da prova que tanto ansiava!

Optei por fazer a viagem para o Gerês no sábado porque para ir no dia tinha que sair de casa muito cedo e então aproveitamos para passar o fim de semana nesta simpática Vila. Escolhemos um hotel simples - Hotel Baltazar mas muito bem localizado com staff muito simpático, pecando somente pelo barulho que as portas dos quartos faziam ao fechar  o que durante a noite se tornou incomodativo provocando um sono intranquilo. 

O sábado estava gélido, com vento, sendo impossível circular pelas ruas a pé o que não augurava nada de bom para domingo. Mas...

Domingo acordou com um sol radioso, frio mas sem vento o que viria a revelar-se um dia magnífico para a prova. Como de costume, duas horas antes da prova tomo o meu pequeno almoço habitual neste dias - aveia, sultanas, nozes, avelãs, mel e iogurte magro - e uma hora antes, já na sala do hotel como bolo rei e sumo laranja seguido de um café. Estava pronto para o grande evento!!! 

Optei por levar uma camisola térmica (Decathlon) com uma t-shirt por cima o que se revelou a melhor opção não tendo em momento algum sentido desconforto. Como calçado utilizei as Nike Pegasus que se portaram incrivelmente bem, super confortáveis. Um acessório extra (fazer anos também tem vantagens!!) que utilizei foi o colete de hidratação da Salomon, fantástico, muito cómodo, nem se dá por ele. Enchi os bidons com isotónico do Lidl, atestei o colete com 3 extreme-gel-guarana, 2 barras goldnutrition, relógio Gps e estava pronto para a luta.

Sendo a minha primeira maratona e logo com esta dureza (está bem já sei que devia ter escolhido outra..;)) estava de certa forma receoso de como iria reagir. Estudei um pouco o percurso em casa e defini como objectivo principal fazer menos de 4 horas. A primeira metade era mais dura e a partir dos 34 km era sempre a descer, portanto a parte final seria fácil... isso pensava eu... 

Segui para a zona de partida onde já se encontravam muitos atletas em amena cavaqueira, fotos para aqui, fotos para acolá e aproveito para tirar uma foto com o meu amigo Américo, o anfitrião Carlos Sá e um dos atletas de trail que mais gosto, o Diogo Fernandes.








9:00 em ponto é dada a partida. Parti da frente porque sabia que o percurso ia afunilar logo no início



viramos à esquerda, depois à direita e entramos numa subida com cerca de 1 km e uma inclinação assustadora descendo depois uns 500m para entrar na subida que nos ia levar ao alto da Pedra Bela. 5 km com uma inclinação média de 9%...!!! 






Já na segunda metade da subida começaram a aparecer em sentido contrário os primeiros atletas onde já vinha destacado o vencedor da prova seguido do Diogo. Tentei manter um ritmo constante sem exageros chegando ao cimo com cerca de 40 minutos percorridos. A descida, com 4,5 km pelo mesmo percurso da subida foi feita a um ritmo alucinante - 3:30 km, tão rápido que até me desapertaram os cordões ;)) chegado ao fim sabia que viria uma subida bastante dura, não tanto como a anterior mas igualmente difícil, com cerca de 6 km a +- 6% de inclinação... tomo um gel e bebo um pouco de isotónico.

Cheguei ao alto com 1:31m, melhor que o previsto, sentia-me confortável as paisagens ajudavam, realmente o Gerês é extremamente belo. 

Entrei depois na descida que iria levar à mata de albergaria, ingiro mais um gel, e sigo a bom ritmo passando na meia maratona com 1:48. Sabia que a segunda metade era teoricamente mais fácil estava confiante num bom tempo.  

O percurso na mata, cerca de 9km em piso tipo terra batida foi muito interessante de percorrer grande parte junto ao rio Homem, paisagens de cortar o fôlego, assim o houvesse:)



Cerca do km 27 entro na estrada que nos irá levar a Campo do Gerês. Sigo com um ritmo médio de 5:06 km. Começo a sentir-me um pouco cansado e como uma barrita energética e bebo mais um pouco de isotónico. Sinto uma pequena dor no joelho direito, a mesma dor que senti umas semanas antes, principalmente nos treinos mais longos. Fico apreensivo porque ainda faltavam muitos kms. Abrando o ritmo, caminho um pouco uns pequenos alongamentos e tento continuar devagar.

Mas o pior veio a seguir...

Ao chegar ao abastecimento, cerca do km 30, abastecimento que tinha muitos atletas porque era um local de troca dos membros da prova de estafetas, paro para encher o bidon e quando tento começar a correr sinto uma dor dilacerante no joelho direito. Caminho uns metros alternando com pequenas corridas e assim fiz cerca de 5 km até chegar à descida final. Perdi muitas posições nesta fase. Digo para mim mesmo que nunca mais aqui voltarei a correr...

Suporto a dor, distraio a mente com as paisagens, com as coisas boas da vida, penso em todos os treinos que fiz para chegar aqui e lanço-me na descida a 4:00 km. Aguento cerca de dois km e tenho que parar, corro e caminho. A parte que eu pensava que ia ser mais fácil estava a custar-me imenso. Parei umas cinco vezes na descida, fui ultrapassado por vários atletas e foi um alívio quando alguém me disse que faltava menos de 1 km para a meta. A última descida foi terrível mas nunca me esquecerei desta curva





 a felicidade encheu-me a alma, faltavam poucos metros, vejo ao fundo a minha mulher e os meus sogros, os meus olhos sorriam de alegria, cumprimento-os com carinho e sigo para a recta da meta a toda a velocidade, 




as dores desapareceram por instantes  e passo o pórtico com o tempo de 3:33:59 e uma sensação extraordinária de mais uma etapa superada! 






26º da geral e 14º do escalão Sénior M.


Sigo para o abastecimento, como laranja, banana e bebo sumo. Ouço a minha mulher a chamar por mim, abraço-a fortemente e, talvez pelo fumo provocado pela lenha que estava a arder, os meus olhos enchem-se de água...;) um misto de sensações passa pela minha cabeça e digo-lhe ao ouvido - para o ano estou cá outra vez!!! 

Aproveito para comer a famosa sopa da pedra e que bem me soube, fazer uns alongamentos e sigo para o hotel para tomar um banho relaxante.

E assim termina a minha primeira maratona!!!

Quero muito voltar para o ano, mas também quero participar na maratona do Porto e não sei se terei pedalada para aguentar duas maratonas tão próximas.

Uma palavra de apreço para o Carlos Sá e a sua equipa, uma excelente organização, não tenho rigorosamente nada a apontar.

Um obrigado aos vários fotógrafos espalhados pelo percurso que eternizaram estes momentos fantásticos.

E deixo os meus parabéns a todos (as) os (as) atletas que participaram nesta maratona, de uma dureza enorme. São uns (umas) guerreiros (as).

Agora irei descansar e até ao final do ano participar na São Silvestre de Gondomar e do Porto.


Tenho é que começar a pensar no planeamento do ano que vem :))


Boas corridas
Helder Rocha







13 comentários:

  1. Se a paisagem da meia maratona é magnifica, a da maratona é surreal. Conheço o percurso mas fi-lo de carro, num dos meus passeios de reconhecimento da região. Muitos parabéns pela excelente prova que fizeste, mesmo com contratempos "à direita". Agora boa recuperação e 2016 é projetar treinos para estes maravilhosos 42 kms. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado;)) Para o ano espero que também participes na maratona. Vale bem a pena cada gota de suor! Beijinho

      Eliminar
  2. Obrigado;)) Para o ano espero que também participes na maratona. Vale bem a pena cada gota de suor! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ah atleta corajoso! Estreares-te em Maratona "nessa" Maratona!!!
    Uma coisa é certa, podes pensar que se conseguiste terminar essa, terminarás as outras :)
    E que tempo fenomenal!!!

    Tenho que reconhecer que dei uma gargalhada quando li a frase "a partir dos 34 km era sempre a descer, portanto a parte final seria fácil". Nessa altura, nada é fácil, muito menos uma descida que massacra :)

    E é mesmo típico duma Maratona pensar, durante o esforço, que nunca mais voltas e o teu primeiro pensamento ao cortar a meta é "quando é a próxima?" :)

    Muitos parabéns, Maratonista Hélder!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João pelas sábias palavras! És um exemplo para nós que estámos agora a começar nestas andanças.

      Muito obrigado!
      Helder

      Eliminar
  4. Grande Hélder, excelente Maratona, grande tempo para uma Maratona tão dura... e magnifico texto ... parabéns por tudo isto.
    Grande Abraço

    P.S. e grande foto a cortar a meta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Para o ano espero que consigas ir a esta maratona. Vais gostar muito!!! Parece que será dia 4 de Dezembro.

      Grande abraço!

      Eliminar
  5. Excelente prova e igualmente excelente relato.
    É uma prova que gostava de fazer e este relato deixou me ainda com mais vontade, mas vou ganhar mais pedal primeiro :-)

    Parabéns!!
    Ganhou um fã e um seguidor do blogue.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago. Já tem data - dia 4 de Dezembro. Tens um ano para te preparar!!! Vais ver que vale muito a pena;)

      Obrigado pelas palavras.

      Grande abraço!

      Eliminar
  6. Excelente prova e relato da mesma .Sei que não é para todos...só para os que são verdadeiramente grandes campeões.Gostei que escolhe-se essa foto do titulo !!!abraço e votos de muitas maratonas .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim. Foi realmente uma emoção enorme!

      Grande abraço.

      Eliminar