segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Nutrientes - Ferro, Cálcio e Vitamina C



A frase “Somos o que comemos” não é proferida em vão, de facto as respostas do nosso organismo são dadas mediante os alimentos e consequentemente os nutrientes que ingerimos no nosso dia-a-dia. Quando falamos em desempenho a nível desportivo ainda é mais importante saber os nutrientes que nos fazem falta e onde os conseguir obter. Muitas vezes surgem dúvidas das melhores fontes de alguns nutrientes importantes ao desportista, nomeadamente em três nutrientes extremamente importantes: o Ferro, o Cálcio e a Vitamina C.




 - O Ferro garante o correto funcionamento dos músculos, auxiliando o organismo a converter os hidratos de carbono em energia durante o exercício. No pós treino este mineral está envolvido na geração de novas células, proteínas e hormonas, daí a sua tamanha importância.  Este nutriente está maioritariamente presente nas carnes mas também nas seguintes fontes vegetais:

                                                                                     "Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável" de Gabriela Oliveira

                - O Cálcio é o mineral por excelência que ajuda a promover a saúde dos nossos ossos, dentes e articulações e como tal a sua ingestão não deve ser descurada. Como fontes de origem animal temos nomeadamente todos os lacticínios mas de origem vegetal também temos mais algumas opções:

                                "Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável" de Gabriela Oliveira
             
   - A Vitamina C é um excelente antioxidante e um constituinte fundamental do colagénio. Auxilia ainda na prevenção de sintomáticas gripais e na redução do stress oxidativo muito comum em fases de exercício intenso. Como fontes desta vitamina contam-se as seguintes:

                                 "Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável" de Gabriela Oliveira



Bibliografia: "Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável" de Gabriela Oliveira,                                                                                Arteplural Edições 







Dra. Patrícia Ferreira
Nutricionista, que tenta aliar sempre o exercício físico a uma alimentação equilibrada. Defende a máxima de que "Nós somos aquilo que comemos!"

Sem comentários:

Enviar um comentário