quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Sementes de Linhaça





 Por: Patrícia Ferreira


As sementes de linhaça são consideradas na actualidade um alimento funcional pelas suas propriedades preventivas devido aos seus componentes se demonstrarem  antioxidantes e anti cancerígenos.




 Composição:
-       Fibra
Estas contam com uma grande quantidade de fibra solúvel, sendo por isso muitas vezes usadas como reguladoras do trânsito intestinal, tendo também um efeito saciante e regulador dos níveis de açúcar no sangue
-       Ómega 3
O seu conteúdo considerável nesta substância fazem com que auxilie na redução dos níveis de colesterol e triglicéridos, potenciando consequentemente a protecção relativamente a doenças cardiovasculares.
-       Vitaminas como a B1, B2, C, E, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio
-       Lignanos
 Que fazem com que actuem sobre os estrogénios, sendo por isso extremamente importante numa fase de menopausa, auxiliando também em casos de cancro da mama.

Como as podemos encontrar:
Existem sementes de linhaça castanha ou dourada, sendo ambas de boa qualidade, contudo devem ser consumidas trituradas, devido ao facto de, nesta forma, serem mais facilmente absorvidas pelo nosso organismo, podendo ser adicionadas a sopas, saladas, iogurtes, cereais, frutas, pão.

Dose Recomendada:
A sua dose diária recomendada varia entre 1 a 2 colheres de sopa mediante as necessidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário