quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Correr com (a) Diabetes

Por: Helder Rocha



As células utilizam glicose como fonte de energia. Para a glicose entrar nas células é necessário a presença de insulina. Esta hormona é produzida pelo pâncreas  e é a principal responsável pela manutenção dos valores correctos de açúcar no sangue.

A elevação das concentrações de açucar no sangue após comer ou beber estimula o pancreas a produzir insulina provocando uma descida gradual dos valores de açúcar até valores normais. Dado que os músculos utilizam a glicose para produzir energia, os valores de açúcar no sangue também diminuem durante a actividade física.

 
  Existem vário tipos de diabetes sendo os mais frequentes:

* Diabetes tipo 1

Também chamada de Diabetes Insulino-Dependente corresponde a cerca de 10% de todos os diabéticos e atinge fundamentalmente crianças e jovens. Caracteriza-se pela ausência da produção de insulina pelas células do pâncreas (células beta) que são praticamente todas destruídas sendo de causa desconhecida. 

Não tem directamente haver com hábitos de vida ou alimentação errados. O doente com diabetes necessita de terapêutica com insulina;


* Diabetes tipo 2

É o tipo mais comum de Diabetes e surge normalmente associado a maus hábitos de vida como a obesidade, tabagismo, sedentarismo. Tem também uma predisposição genética.

Existe um desequilíbrio no metabolismo da insulina, o pâncreas produz ainda mais quantidade de insulina mas o organismo desenvolve uma resistência à insulina provocando um aumento dos valores de glicose no sangue;


Sintomas

Variam consoante existe um valor mais baixo que o normal (<70mg/dl) - hipoglicemia ou mais alto que o normal (>120mg/dl) - hiperglicemia.

Hipoglicemia - 

Surge quando existe uma toma excessiva/inadequada de medicamentos anti-diabéticos, jejum prolongado ou excesso de exercício físico. Tremores, palpitações, suores, convulsões, perda de consciência, etc. são sintomas frequentes.

Hiperglicemia - 

Surge quando existe uma Diabetes mal controlado ou hábitos alimentares errados. Os sintomas imediatos são raros aparecendo lentamente ao longo de anos. Visão turva, boca seca, cansaço, confusão mental, sonolência, alterações de micção, desidratação, etc são os sintomas mais comuns.

A corrida e a Diabetes

O exercício físico provoca um maior gasto de energia, consequentemente uma diminuição dos valores de glicose no sangue. Isto é muito bom mas é necessário uma monitorização mais apertada dos valores de glicose no sangue, antes, se possível durante e após o exercício.

Com o tempo o atleta vai sabendo, ao pormenor, quais os alimentos que provocam uma maior alteração de glicose no sangue tendo o cuidado de durante o exercício, se necessário, utilizar suplementos próprios para diabéticos.

Os cuidados variam consoante se trate de Diabetes tipo 1 ou 2.

Existem casos em que os doentes controlaram a Diabetes tipo 2 só com exercício físico!

Antes de começar qualquer actividade física é necessário consultar um médico especialista que ajudará em todo este processo de adaptação.


Boas corridas!!

















Sem comentários:

Enviar um comentário