terça-feira, 15 de setembro de 2015

Sementes de Chia


Por: Patrícia Ferreira




Sementes de chia

Actualmente fala-se muitas nas sementes associadas a saúde e bem-estar.  Uma delas, até mesmo considerada um alimento funcional ou superalimento são as sementes de chia. 

Composição: 

                      -    Fibra

 Extremamente ricas e com um efeito mucilaginoso que lhes confere a grande sensação de saciedade, proporcionando a boa digestão. Por este efeito são muitas vezes incluídas em planos de emagrecimento.  Devido ao facto destas formarem um “gel” , atrasam o esvaziamento gástrico, ajudando também no controlo das glicemias, efeito esse extremamente importante em casos de diabetes.



           - Ómega 3

      Auxiliando na protecção das artérias e veias contra o LDL, mau colesterol. 


            -  Alto teor em minerais como: cálcio, magnésio, manganês e fósforo
Teor proteico 

A sua composição em proteína corresponde a 15% da composição da semente, considerando-se uma proteína de alto valor biológico.


          - Antioxidantes


Esta propriedade faz com que ajudem na eliminação de radicais livres, muito presentes aquando da prática de actividade física, toma de determinados medicamentos e da exposição à luz solar.

Como utilizar:
Estas sementes podem ser adicionadas a saladas, iogurtes, sopas, cereais, frutas, sumos ou em preparações culinárias, dando a textura de pudim ou creme. A dose diária recomendada varia de 1 a 2 colheres de sopa.

Sem comentários:

Enviar um comentário