terça-feira, 3 de novembro de 2015

Trail das Nozes - Uma agradável surpresa

Por: Helder Rocha

Como tinha referido aqui estava agendado para o dia 1 deste mês a minha participação no trail das nozes.

A semana anterior começou com muito mau tempo parecendo prometer um fim de semana molhado. Fiquei um pouco apreensivo porque inscrevi-me nesta prova para rolar um pouco com vista à minha presença na Gerês Marathon e não era de todo aconselhado sair daqui lesionado.

Contra todas as expectativas domingo acordou com um sol magnífico presenteando-nos com um belo dia para o trail.

Chegamos um pouco em cima da hora não dando tempo para o aquecimento, só uma pequena corrida para tomar um café. Deu para ver que as pernas estavam um pouco presas. A semana de treinos foi normal sem nenhum descanso específico para esta prova e, mesmo depois da meia maratona de Ovar à duas semanas, segui o plano de treino normalmente. 

8:50 chamam os atletas para a linha de partida para efectuar o controlo de dorsal com, quanto a mim, uma forma obsoleta e completamente fora de moda, tirar fotografias ao dorsal com um telemóvel... para mim o único ponto negativo da organização, a ausência de chip. Já foram alvo de tantas criticas e continuam com o mesmo procedimento. Para quando a actualização?? Estamos quase em 2016!!

9:00 partida super pontual. Começamos com uma voltinha ao multiusos para alongar o pelotão e entramos nos trilhos no parque de merendas que nos iriam levar até à estrada D. Miguel. 1º Km a 3:42, parecia que estavamos na estrada! Os trilhos eram normais, nada técnicos até o 5km. Por aqui numa descida com laje quase que caía e encontro um atleta que infelizmente não teve tanta sorte e teve mesmo que desistir. 

Chegados ao primeiro abastecimento sou surpreendido com os meus sogros a apoiarem. Cumprimento dado, bebo um pouco de água, sou ultrapassado por dois atletas que nem pararam e sigo caminho.

Entramos nos locais mais bonitos deste trail com zonas muito técnicas, riachos, pequenas cascatas, aqui sinto-me como peixe na água e recupero alguns lugares.

Ao 10 Km ingiro, pela primeira vez na vida (sei que não se deve experimentar nada em provas) um gel da Gold Nutricion e psicologicamente ou não sinto um aporte extra de energia que bem jeito me deu para enfrentar as subidas que apareceram. 

Atravessamos a ponte de Longras e entramos na desactivada companhia das águas, seguindo para o parque de merendas onde se encontrava o abastecimento sólido. Paro um pouco para beber e comer e sou novamente ultrapassado por dois atletas. Esta malta não pára nos abastecimentos!!! Nossa!!



Mais à frente entramos numa parte espectacular onde atravessamos um túnel com cerca de 100m onde corria uma água límpida. Aproveitei para molhar o chapéu e refrescar um pouco. Estava algum calor. Cerca do km 18 mais um abastecimento liquido onde aproveito para encher isótonico. 

Seguia sozinho, segundo um elemento da organização nos 25 primeiros, até que começo a encontrar atletas do trail curto e da caminhada. Uns metros à frente encontro a minha mulher que seguia no trail curto. Deu-me uma força extra para enfrentar os kms finais. Tanta força que passado 100 m caio.., (obrigado amor) é o que dá os homens se quererem exibir à frente das mulheres...

Perdi algum tempo aqui, foi a parte mais chata porque, embora os trilhos fossem belos, quanto a mim as provas não se deviam encontrar. Foi muito difícil e cansativo ultrapassar os muitos atletas das provas mais curtas,,, a rever na próxima edição.

Passado esta fase enfrentamos uma dura subida que nos levou à descida final onde os km finais foram feitos a um ritmo bastante mais rápido embora com algumas paragens para ultrapassar os autênticos grupos das outra provas..

Chegado à meta e como chegou um grupo do trail curto à minha frente, espero quase um minuto que me leiam o dorsal... Por favor um chip já!!!

Tempo final de 2h15m47s.

21º geral e 9º escalão sénior M.



Pontos positivos:

- Excelente percurso, muito bem sinalizado:
- Abastecimentos em quantidade;
- Excelente organização;

Ponto negativos:

- Ausência de chip para controlo de tempos;
- Coincidência da parte final do percurso com a caminhada e trail curto.

Parabéns ao Luís Pereira pela bela organização. Fez esquecer o prova menos conseguida do ano passado. Quem sabe, sabe!

Boas corridas!












2 comentários:

  1. Tás mais que pronto para a Maratona do Gerês!!! Força nisso.
    Abraço

    P.S. Em provas de estrada considero o chip obrigatório ... nestas provas de trail nem por isso, pq não acho que mais uns segundos menos ns segundos façam alguma diferença porque a distância nunca é exacta ... importante é respeitar a ordem de chegada. E vai-te habituando, pq este sistema é usado em muitas provas de trail ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Carlos não fazia ideia que era assim. Nas provas (poucas) em que participei quase todas tinham o chip. É mais prático e rápido!

      Quanto ao Gerês vamos com calma;)

      E boa sorte para domingo. Lá estarei para ver e tirar umas fotos!

      Abraço

      Eliminar