domingo, 3 de janeiro de 2016

2015 - Retrospectiva do 1º ano de corrida


Por: Helder Rocha


E desde que resolvi começar a correr já passou um ano. 2015 ficou para trás cheio de boas memórias e objectivos alcançados com provas de trail e de estrada, felizmente quase todas do meu agrado e que me deixaram boas recordações!

Como já vos tinha referido algures iniciei-me na corrida em Setembro de 2014, sendo a minha 1ª prova a São Silvestre do Porto no final de 2014. 

Com treinos fundamentalmente curtos, nunca passando os 20 Km e só por uma vez, comecei o ano de 2015 com uma vontade enorme de experimentar o trail.

Em Janeiro resolvi inscrever-me no Trail de Santa Iria, versão de 37 Km. Revelou-se uma loucura escolher esta distância, não estava minimamente preparado para percorrer um
-trail duríssimo com 1800 D+ e com mais dois Km de bónus e que terminei com 6 horas e 24 minutos todo partidinho!!!
Um trail espectacular muito bem organizado e que aconselho a experimentarem.

Em  Fevereiro não fiz nenhuma prova. Estive a recuperar;) as mazelas da prova anterior!

Em Março estava no calendário a corrida do dia do pai. 10 km para ver como estava a máquina, Correu muito bem, dia magnífico e com muito sol. Contava fazer abaixo de 45m e terminei com 41:10. Fiquei muito contente mas dei tudo o que tinha na altura.

Em Abril estava destinado mais uma loucura - Trail de Lagares versão 42 km com 1850 D+. Prova espectacular, superiormente organizada pelos amigos do pedal, com alguns abastecimentos como eu nunca vi até hoje. Ficou marcada pelo maior trambolhão que dei até hoje logo no km 4 ficando com os joelhos em misero estado mas que, mesmo assim concluí relativamente bem com 6 horas e doze minutos terminando no 42º lugar em 105 participantes.

Em Maio participei no Trail Póvoa de Varzim, prova caseirinha, 27 Km e 700 D+, com alguns problemas de marcações e também nas classificações onde aconteceram alguns enganos que de certeza serão resolvidos nas próximas edições.

Em Junho estava na altura de me estrear numa meia maratona. Para isso escolhi a Meia Maratona DouroRun. O percurso era meu conhecido, pela marginal do rio Douro até Zebreiros retornando pelo sentido oposto até à meta. Percurso aparentemente plano mas com algumas subidas que poderiam fazer mossa, aliado ao calor que estava nesse dia. O objectivo para esta prova era fazer menos de 1:45. Terminei com 1:35:55, o que me deixou extremamente feliz e já a pensar na próxima meia maratona para tentar baixar da hora e meia.

Em Julho e Agosto não participei em nenhuma prova. Foi o nascimento deste blogue!!!

Em Setembro era altura de iniciar a preparação para a Gerês Marathon. Como também é necessário competição participei na Gaya Legendary Running, prova muito dura pelas ruas da Afurada com um excelente ambiente.


Em Outubro, uma das provas que mais me marcou até hoje - Meia Maratona de Ovar, onde estava decidido a atacar o meu RP e baixar da 1:30. Como podem ler na crónica adorei esta prova. Terminei com o tempo de 1:25:46 e extremamente feliz.



Em Novembro duas provas. A primeira, na minha terra - Trail das Nozes muito bem organizada pela equipa do grande Luís Pereira.



A segunda, Gerês Marathon, o meu grande objectivo para o final do ano. Amei esta prova. Foi verdadeiramente espectacular, pelo ambiente, pelo percurso, pela organização, por tudo. Adorei até as dores com que fiquei nos dois dias seguintes à prova!!!


Em Dezembro, pensando eu que as minhas alegrias desportivas do ano 2015 tinham terminado, participo pela recente equipa Douroconta Team Trail na 1ª edição da São Silvestre de Gondomar, onde defini como objectivo bater o meu RP nos 10 Km e baixar dos 40m. Terminei com 38:09 e com um segundo lugar por equipas, subindo pela primeira vez ao pódio!



E assim foi 2015! Venha o próximo:)


Boa corridas!


6 comentários:

  1. Grande Hélder, que valente ano. Tudo isso num primeiro ano, imagina os próximos ;)
    Aquele abraço e que 2016 seja ainda melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Vamos ver se não foi sorte de principiante;). Obrigado por todo o apoio!

      Grande Abraço

      Eliminar
  2. Para primeiro ano, upa, upa! E logo com Maratona! :)

    Um excelente 2016!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João. São pessoas como tu que nos inspiram a continuar.

      Obrigado por tudo!

      Eliminar
  3. Grande primeiro ano de corrida!! Parabéns.
    2016 vai ser ainda melhor!!
    Conto ir passando por aqui para acompanhar os feitos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela palavras Tiago. Esperamos que 2016 seja melhor para todos nós;)

      Abraço

      Eliminar