segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Meia Maratona de Ovar - Espectacular!!!


Por: Helder Rocha


Após uma semana normal de treinos de preparação para a Maratona do Gerês estava na agenda a participação nesta mitica prova considerada por muitos como das melhores meias maratonas em Portugal.

7:00 am toca o despertador do telemóvel, por momentos esqueci-me que tinha a prova e pensei que não tinha desligado o alarme que toca todos os dias da semana de trabalho. Escuridão total, ouvia ao longe a chuva a cair. Que bela manhã para ficar na cama...mais uns minutos e toca a levantar para tomar um belo pequeno almoço - iogurte magro, aveia, nozes, amêndoas, uvas passas e mel. Que maravilha! Subo ao quarto e continuava na escuridão total.. a minha esposa dormia profundamente... chamo fofinha? fofinha? acorda.. sim diz que foi? está na hora, ei já?? Pois;) Banho tomado, equipo-me a rigor para enfrentar a chuva - calções e t-shirt. Vais assim?? Claro que sim. Atleta que é atleta não tem medo da chuva;))

Saímos às 8:20 com direcção a Ovar. Chovia com fartura. Chegamos a Ovar pelas 9:00, o ambiente apesar da chuva era de festa, animação, muita gente. Toca a ir levantar o dorsal onde estavam dezenas de atletas a fazer o mesmo. Pensei que nunca mais sairia dali mas para meu espanto demorou cerca de 5 minutos. Que bela organização!!

Fomos para a zona de partida onde muito atletas aqueciam. Eu por norma não costumava fazer aquecimento mas na última prova em que participei fiz e como correu bem optei por fazer. Corri cerca de 1 km com uns pequenos alongamentos. 

A faltar cerca de 15m fui para a partida onde já estava muita gente. Fiquei por isso um pouco mal posicionado com muitos atletas à minha frente. Ainda deu para conversar com os meus vizinhos da partida desejar boa sorte e Pum toca a correr.

O 1º Km foi difícil porque parti um pouco atrás o que me obrigou a fazer muitos zig zags até conseguir uma boa posição de corrida. Feito a cerca de 4:20 o que para o meu objectivo de baixar da 1H e 30m era demasiado elevado. Para conseguir baixar da hora e trinta tinha que correr a 4:15. 

A partir do 2º Km a velocidade aumentou e consegui fazer os kms dentro da cidade a cerca de 4:00.

Apesar da chuva havia bastante público nesta fase que dava imenso apoio. Até ao Km 10 consegui andar entre 3:50 a 4:05 passando ao 10 km com 40:20. 

Sentia-me bem, capaz até de puxar mais um pouco mas estava com medo de não conseguir aguentar os kms finais a este ritmo e por isso deixei-me estar no mesmo ritmo junto de um grupo de atletas muito porreiros, ajudando uns aos outros. 

Cheguei ao km 15 com 1:00:27. Muito acima das minhas expectativas. Ouvi um colega do lado a dizer que os últimos 2 km eram duros. Fiquei um pouco apreensivo, com medo de não aguentar a passada até ao final. Mas umas contas rápidas de cabeça e como faltavam cerca de 6 km podia até baixar um pouco o ritmo que o objectivo inicial seria cumprido. 

E chovia, chovia...

Realmente os últimos kms renderam bastante mas consegui manter mais ou menos o ritmo até à recta final onde sprintei e terminei com o tempo de 1:25:46! Média de 4:02 o km. Bati o tempo da única meia maratona em que participei, a Douro Run, por 10 minutos!

Para meu espanto acabei bem, com a sensação que ainda conseguia correr mais uns km a este ritmo. Fiquei agradavelmente surpreendido. Realmente com um pouco de trabalho e motivação tudo se consegue!!!


Uma palavra de apreço para a organização, absolutamente espectacular. Sinceramente poucas vezes vi igual. Tudo muito bem orientado, excelente percurso, vários brindes para os atletas, desde sumos,água, bolos, maçãs, bolachas, chocolates, prato comemorativo, pão de ló, t-shirt técnica, etc. Enfim sensacional! E tudo isto por 8€! De certeza que, se conseguir para o ano lá estarei.

Um bem haja também para a população de Ovar que mesmo debaixo de chuva não parava de incentivar os atletas.

Um agradecimento especial à minha amiga Patrícia Ferreira, nutricionista que me vai dando umas dicas sobre os melhores alimentos para nós atletas.

O agradecimento final é para ti, que me acompanhas nestas loucuras em que me meti à cerca de um ano, que te levantas cedo para me acompanhar, que te privas da minha presença enquanto eu ando por aí a correr pelas estradas e montes. Que me vês na partida e me esperas na chegada com o teu lindo sorriso e me abraças, com orgulho, como se eu fosse o melhor atleta do mundo. Obrigado por seres a minha mulher!


Boas corridas!
Helder Rocha








7 comentários:

  1. É sem dúvida uma espectacular Meia que tive o prazer de a fazer em 2012.

    E que super tempo!!!! Parabéns!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Que grande prova fizeste ... mais uma vez muitos Parabéns Hélder ... tás em grande forma e vais fazer uma bela Maratona do Gerês. A Meia de Ovar é provavelmente a minha meia preferida.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Espero mesmo que a Maratona do Gerês corra bem! A ver vamos;)

      Abraços

      Eliminar
  3. Boa noite Helder e antes de mais deixe-me dar os parabéns pela prova :-)
    Ontem fui a ovar a primeira vez e tinha o mesmo objetivo que você tinha bastava um segundo abaixo da1:30 ,acabei com 1:25,45 tempo de chip e do meu GPS, por nisso sei o que vai na alma ,como vai na minha :-) agora na tenho outro objetivo menos 1:25:-) parabéns mais uma vez e boas corridas.
    Ja agora quanto aos ziguezagues no inicio infelizmente alguns atletas que sabem que fazem muito acima 1:30 estão na linha da frente na partida só atrapalhar quem quer e tem ritmos mais elevados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Jorge. Realmente uma história muito semelhante! É muito gratificante ver o nosso empenho dar frutos.

      Também fiquei com vontade de baixar de 1:25, mas um passo de cada vez;)

      Boas corridas!

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu tinha em mente tinha que fazer uma ,meia abaixo da 1:30 e depois estava bem ,agora quero mais :-) e não será difícil baixar de 1:25 tenho essa noção :-)

      Eliminar