domingo, 11 de outubro de 2015

Vacina da Gripe

Por: Helder Rocha



A gripe é uma infecção respiratória aguda muito contagiosa provocada por um vírus que não é especifico dos humanos (o vírus infecta vários vertebrados domésticos e selvagens que, por sua vez, contagiam os humanos), o Myxovirus influenzae, de que existem três tipos - A, B e C, sem imunidade cruzada entre eles.

A mortalidade associada à doença pode ser elevada nos indivíduos mais idosos e nos muito jovens e em indivíduos com patologias respiratórias, cardio-vasculares, renais, diabetes... A gravidade da doença pode ser devida ao próprio vírus ou, mais frequentemente, a infecções bacterianas que se sobrepõem na sequência duma gripe.

A vacina da gripe não faz parte do Plano Nacional de Vacinação. É recomendada para:

• Indivíduos com 65 ou mais anos de idade, particularmente os residentes em lares ou instituições comunitárias 
• Pessoas residentes ou com internamentos prolongados em instituições prestadoras de cuidados de saúde, independentemente da idade (ex: deficientes, centros de reabilitação)
• Todas as pessoas com idade superior a 6 meses, incluindo grávidas e mulheres a amamentar, que sofram de:
      - doenças crónicas pulmonares (incluindo asma), cardíacas, renais e hepáticas
      - diabetes mellitus
    - outras doenças que, pelas suas características, provocam geralmente diminuição da resistência às infecções (ex: SIDA e cancro)
• pessoas sem abrigo
• crianças e adolescentes (6 meses -18 anos) em terapêutica prolongada com salicilatos.


Reacções pós-vacinais

Reacções locais mais frequentes são dor, eritema, formação de um nódulo duro no local de injecção. Reacções gerais de curta duração são febre e mialgias. Reacções imediatas de hipersensibilidade são muito raras.

Contra indicações 

A vacina está contra indicada para:
- pessoas com antecedentes de reacção grave a uma dose anterior da vacina
- pessoas com alergia ao ovo

A vacina NÃO está contra-indicada em grávidas.

Mas afinal a vacina é eficaz ou não ?

A vacina contra a gripe pode gerar alguma frustação na população vacinada. Em alguns anos, pode haver um número apreciável de indivíduos que contrairão "gripe", apesar de terem sido vacinados. Há duas razões principais para isso: (1) Uma é que a previsão efectuada em Fevereiro sobre a principal estirpe do vírus que estará em circulação no inverno seguinte pode falhar e, simultâneamente, a vacina tomada pode não conferir imunidade cruzada contra a estirpe que de facto vai circular. (2) Outra razão é que algumas pessoas terão um sindroma gripal (sintomas parecidos aos da gripe), mas causado por outro agente que não o vírus da gripe (Myxovirus influenzae), ficando a aparência de a vacina ter falhado.

Deixo um link da Direcção Geral da Saúde com mais informação.

Boas corridas!


2 comentários:

  1. Pela primeira vez, tomei a vacina no ano passado. Coincidência ou não, passei o inverno incólume a qualquer constipação ou gripe :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Comigo foi exactamente igual João. Este ano também já está.
    Abraço e que a maratona de Lisboa te corra muito bem!

    ResponderEliminar